domingo, outubro 19, 2008

Scratch: Educação, ambiente de programação e Blog

Encontrei um exemplo de uso de Blog para organização de atividades e compartilhamento de conteúdos e idéias abordadas em Cursos. Um exemplo de uso desta ferramenta pode ser visto no Blog do Curso 2008 “Technologies for Creative Learning” de M. Resnick/MIT. A proposta do curso é explorar formas de como as novas tecnologias podem envolver as pessoas em experiências criativas de aprendizagem e transformar o modo como pensamos acerca da educação. Focado na abordagem construtivista de aprendizagem, o curso enfatiza que as pessoas aprendem através de um processo ativo de conceber, criar, experimentar e explorar. O curso enfoca “estudos de caso” com o aplicativo Scratch e como tal recurso tem sido agregado ao contexto educacional.
Scratch é uma linguagem de programação que possibilita a criação de estórias interativas, jogos e animações e permite compartilhar as criações (projetos) na web. Scratch foi desenvolvido por Mitchel Resnick/MIT ( Lifelong Kindergarten Group no Media Lab, MIT).

Os projetos Scratch são formados por sprites (objetos) programados em scripts. Para determinar o que cada sprite deve executar, blocos gráficos são juntados em pilhas chamadas script. O Palco (Stage) é onde as histórias e os jogos são executados, e os sprites movem-se e interagem.



Eu utilizei este aplicativo juntamente com a Profa Maria Ercilia C. Rolim no Curso de Tecnologias Interativas Aplicada à Educação, TIAE - Cogeae – PUCSP, realizado em 2006 e 2007.

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