quarta-feira, outubro 15, 2008

Gadget e AdSense (termos tecnológicos 1)


Considerando que a atribuição de significados é útil para mobilizar, alavancar qualquer processo de aprendizagem...vamos lá então ;-)

No processo de editar post em Blogs me deparei com alguns termos e funcionalidades novos nos sistemas da Web.

Na lista de “Gadget” do Blogger vi a opção AdSense,que pelo que entendi, é um serviço de publicidade do Gloogle.

Gadget - é então uma "gíria tecnológica" também utilizada para referenciar um conjunto de pequenas ferramentas ou serviços que podem ser agregados a um ambiente maior. Tais recursos acrescentam então funcionalidades à um dado sistema (no contexto da minha aprendizagem, o sistema em questão é o editor de Blogs).

No meu entendimento inicial do termo AdSense... é um serviço (aplicação/plataforma) que agrega Anúncios relacionados à uma Página web que são "supostamente" relevantes para um dado Público. O Google AdSense, por exemplo enfatiza que: exibe anúncios relacionados com o conteúdo do seu site, o que permite um ganho financeiro sempre que os visitantes clicam nesses anúncios.

O serviço AdSense também está disponível em outras aplicações Web, como por exemplo, jogos online permitindo que os responsáveis pelos jogos coloquem anúncios, no formato de imagens, vídeos ou links patrocinados.

Nenhum comentário: