segunda-feira, outubro 13, 2008

Desafios educacionais

Pode-se dizer que há vários desafios educacionais na prática pedagógica. Desenvolver metodologias de trabalho que promovam o “fazer e o compreender”, fomentar contextos e estratégias para os alunos formalizarem os conhecimentos que estão utilizando em uma dada atividade ou temática encaminhada na escola, são alguns destes desafios.

Podemos identificar em alguns programas ou projetos de pesquisa um esforço para se promover contextos - na escola ou fora dela – nos quais o próprio aluno tenha referenciais sobre a ocorrência de suas aprendizagens, de seu desenvolvimento pessoal e que consiga avaliar o que está aprendendo. A seguir exemplos de algumas iniciativas que envolvem a participação de alunos e suas escolas em mostras e exposições de trabalhos em eventos ou feiras científicas.

Projeto Ciências na Escola coordenado pela Profa Dra Afira V. Ripper FE-Unicamp (2003), (2006)

Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) da USP “onde a criatividade e a inovação dos estudantes brasileiros são expostas e compartilhadas. A FEBRACE é uma Feira anual para estudantes da 8ª série do Ensino Fundamental e estudantes do Ensino Médio e Técnico. Escolas públicas e particulares de todo o Brasil podem participar”.

Nenhum comentário: