terça-feira, outubro 14, 2008

Objetos de aprendizagem (1) e Repositórios de Conteúdos

O conceito encontrado na Wikipedia (pt) para Objeto de aprendizagem (OA) especifica ser uma unidade de informação reutilizável, agrupável, identificável por metadados: “De acordo com o Learning Objects Metadata Workgroup, Objetos de Aprendizagem (Learning Objects ou LO) podem ser definidos por qualquer entidade, digital ou não digital, que possa ser utilizada, reutilizada ou referenciada durante o aprendizado suportado por tecnologias".

Uma importante característica do OA está relacionada à existência de padrões para a identificação do mesmo. Assim os “Objetos de Aprendizagem” podem ser catalogados em repositórios com dados que auxiliem sua identificação e recuperação, os chamados metadados: “etiquetas” identificadoras de conteúdo dos OA, que descrevem como, onde e quem desenvolveu, para que segmento educacional é destinado, seu tamanho, contextos de uso e outras informações relevantes.

A identificação dos Objetos de Aprendizagem em repositórios também viabiliza que os mesmos sejam reagrupados e intercambiados entre instituições. Assim “segmentos” de informação, podem ser combinados com outros “segmentos”, transformados, utilizados e reutilizados diversas vezes em diferentes situações de aprendizagem.

A “granularidade” de um “objeto de aprendizagem” é vasta: pode ser uma imagem, uma atividade, um vídeo, uma palestra, um software ou um curso inteiro de Educação à Distância. Alguns “Objetos de aprendizagem”, por exemplo, contemplam animações e/ou simulações interativas que representam um determinado fenômeno, reação ou acontecimento de algo do mundo real.

Objetos de Aprendizagem no Brasil: alguns repositórios de conteúdos


Várias iniciativas de desenvolvimento de LOs ainda estão ocorrendo no cenário atual. O Ministério da Educação desde 1997 realiza a produção de objetos de aprendizagem por meio da Rede Interativa Virtual de Educação (Rived).


No MEC também pode-se obter materiais via: Portal do Professor e do Banco Internacional de Objetos Educacionais.



A Escola do Futuro da USP (LabVirt) em parceria com o projeto Learning Object Framework (LOF) da Microsoft tem incentivado a produção e utilização de objetos de aprendizagem no Brasil.


Outros Repositórios de OA


Ciência à Mão
- Ludoteca – IF-USP
Estação Ciência da USP - Laboratório Virtual

Nenhum comentário: