sexta-feira, outubro 10, 2008

Video YouTube: Iphone, Criança eTecnologia, Usabilidade, usuário

Hoje na interação com profissionais ligados ao meu contexto de trabalho tomei contato com alguns videos que mostravam interações interessantes para se refletir sobre questões de interface, usabilidade, interação Humano-computador, etc.

Video1: Gabi ensinando André a usar IPhone (liga dispositivo, mostra e seleciona fotos,videos
Video2: Gabi2: garotinha de 2 anos "expert" na utilização do Iphone e sua interface de toque/mão)

É interessante observar a habilidade motora fina em uma criança tão novinha, a mobilidade para acessar menus, conteúdos e também o vocabulário tecnológico integrado em sua fala.

São imagens relevantes sem dúvida para quem está aprendendo a programar e a criar intefaces para novos aplicativos e dispositivos. Mas também são ótimas para pensarmos, enquanto professores, na geração atual totalmente integrada à tecnologia e na escola que deve estar articulada com esta geração desenvolvendo propostas educacionais relevantes para a contemporaneidade.

Também assistindo as filmagens fiquei pensando sobre as possibilidades educacionais que foram agregadas com o armazenamento e acesso de videos no YouTube por usuários diversos. Há uma diversidade de temáticas disponibilizadas nesta "biblioteca videográfica". É claro que é necessário dispor de um bom tempo para assistir e para "garimpar" material de qualidade e útil para os contextos e finalidades educacionais que temos a cada momento.

Um comentário:

Cibele Rodrigues disse...

Gostaria de reafirmar a importância do uso do YouTube para uso educacional. E agosto pesquisei algumas lendas folclóricas e encontrei bons vídeos que pude usar em sala de aula para mostrar aos meus alunos da 2a. série, ilustrando de uma outra forma o trabalho de leitura de lendas brasileiras.
Valeu a pena!

Cibele