quinta-feira, outubro 09, 2008

Fotografia, Linguagem, Mediações Sociais, Educação

Na foto, um momento de reflexão de professoras participantes projeto TIME (Nied/Unicamp) sobre a linguagem fotográfica - atividade realizada em 24.08.2007 (Foto: Thais. Time)

No boletim da Fapesp de 08.10.2008 a reportagem "Conhecimento Fotográfico" enfoca o livro Sociologia da fotografia e da imagem, de José de Souza Martins. O texto destaca que, para o autor, o fotógrafo é um produtor de conhecimento e as imagens podem ser exploradas mais profundamente pela sociologia. "Para Martins, a imagem não tem conteúdo independente. Mas ela apresenta indícios de relações sociais, de mentalidades, de formas de consciência social e de maneiras de ver o mundo".

Este texto me fez refletir sobre a riqueza da fotografia como fonte para a interpretação das relação sociais. Na imagem acima, o foco nas mãos, pincel, papel e palavras dão a idéia de articulação de um grupo de pessoas em torno de um tema (fotografia). Este elemento visual apresenta mesmo indícios de relações sociais, principalmente visto pelas pessoas que estiveram presentes e atuantes no momento registrado pela fotografia.

Ainda em relação a fotografia e o ato de fotografar resgatei um tópico (Narrativas e representações do olhar) que integra minha tese: "A fotografia contém em si o registro de um recorte espacial congelado num determinado tempo....O fotógrafo, ao elaborar seu registro imagético, recorta do real fragmentos que lhe interessam, descartando assim um mundo infinitamente maior do que o enfocado por suas lentes....Em cada um dos fragmentos fotográficos, o fotógrafo põe em ação parte da própria história daquele que vê, sua visão da realidade exterior, suas experiências passadas, suas preocupações atuais, sua emoção. O fotógrafo, seu repertório, seus filtros pessoais, mais os recursos da tecnologia, produzem uma dada imagem.(pg 78, MARTINS, M. C. (2003) "Criança e Mídia: "diversa-mente" em ação em contextos educacionais" , Tese de Doutorado, Departamento de Multimeios do Instituto de Artes da Unicamp. Disponível na Biblioteca Digital da Unicamp - http://libdigi.unicamp.br/)"







Nenhum comentário: