terça-feira, outubro 14, 2008

Objetos de Aprendizagem (3): Impactos na educação

Armazenar os Objetos de Aprendizagem na Web aponta a possibilidade de viabilizar o acesso (“a qualquer hora” e “em qualquer lugar”) à informação “necessária” para determinados momento e contextos de aprendizagem que os indivíduos vivenciam.

Já a reutilização do objeto de aprendizagem, característica desejável nestes materiais pedagógicos, nem sempre ocorre. Há objetos com pouca possibilidade de reutilização por terem sido criados para satisfazer necessidades de aprendizagem específicas ou por estarem relacionados a elementos contextuais também muito específicos.

Graça Moreira (2004) em seus artigo “Novas Aprendizagens” destaca que algumas das críticas de educadores sobre os objetos de aprendizagem estão relacionadas à criação de um ambiente de aprendizagem significativo: “Os alunos necessitam alguma estrutura para criar uma experiência de aprendizagem que transcenda o simples acesso a uma base de dados com elementos desassociados. Os elementos precisam ser combinados e estruturados num contexto e abordagem de aprendizagem relacionados a uma atividade ou trabalho específico”

Formulando outras reflexões sobre o assunto:
Texto: “Objetos de aprendizagem a serviço do professor” de Cesar Nunes

Texto: Os objetos Virtuais de Aprendizagem: Ação, Criação e Conhecimento de Walter Spinelli

Nenhum comentário: