terça-feira, outubro 14, 2008

Objetos de Aprendizagem (2): Processos e Metodologias de criação


Ainda em relação à “Objetos de Aprendizagem” é interessante verificar processos de produção dos mesmos, padrões, metodologias de desenvolvimento e a necessidade de um envolvimento coordenado de profissionais de várias áreas. Nos artigos do site Rived há vários textos que auxiliam a exemplificar isso.

O RIVED, enquanto Programa, envolve uma proposta de trabalho que contempla o design de atividades de ensino e aprendizagem, a produção de material pedagógico multimídia, a capacitação de pessoal, a articulação da rede de distribuição de informação e o desenvolvimento de estratégias de avaliação da aprendizagem e do programa. Os referenciais que balizam a produção de materiais visam estimular o raciocínio e pensamento crítico, trazer questões relevantes aos alunos do ensino médio e oferecer oportunidade de exploração de fenômenos científicos. Os Objetos de aprendizagem abordam unidades curriculares das áreas de conhecimento específico e são disponibilizados aos professores das escolas públicas por meio da Internet.

A produção de objetos de aprendizagem geralmente envolve uma equipe de profissionais de diversas áreas e requer o estabelecimento de canais de comunicação entre o grupo e ciclos de refinamento das idéias durante todas as etapas do desenvolvimento. Também parece ser interessante agregar avaliações desde a concepção até a fase de depuração do material desenvolvido.

As especificações técnicas do material a ser desenvolvido também são detalhadas pela equipe através da composição de um “manual” de produção técnica que detalha ferramentas computacionais e/ou recursos audiovisuais a serem utilizados na implementação dos OA.

Como resultado da chamada fase de “Design Pedagógico” obtém-se um “esboço” de conteúdos e atividades de ensino e aprendizagem enfocados no OA. Gera-se assim um documento que descreve as idéias dos autores para um determinado conteúdo: objetivos educacionais, o tema central, as atividades e estratégias de aprendizagem.

Após estabelecer o que será abordado, formula-se também um plano pedagógico que possa auxiliar a aprendizagem dos alunos, como enfocar os conteúdos, quais combinações de tecnologias poderão ser utilizadas e como. Gera-se assim o Guia do Professor. Parte deste material contem sugestões e orientações para utilização do AO e sugestões de encaminhamento de atividades em sala de aula. O guia do professor, além de apresentar sugestões de uso tem o propósito de oferecer um apoio em relação a questões de conteúdo e prática pedagógica. Alguns autores chegam a apontar concepções errôneas mais comuns em relação a interação dos alunos com o material ou com um dado conteúdo e oferecem, no guia, estratégias e rotas de aprendizagem alternativas.

Antes da fase de implementação ocorre a Especificação do Produto. Nesta fase são identificados todos os elementos que integram o Objeto de Aprendizagem: roteiros, descrição de cenários, textos, seqüência de eventos etc. A concepção do roteiro orienta a implementação do OA de forma que esteja mais consoante o possível com os objetivos estabelecidos pela equipe. A elaboração do roteiro ajuda a visualizar o produto: produções multimídia, etc), sequências de telas, mensagens e comunicações a serem estabelecidas nas interação do usuário. Enfim, nesta fase especifica-se o que será visto na tela: quais textos e imagens (animadas e estáticas), tempo de visualização, articulação de mídias, links, botões, mensagens, etc.

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